O CINEMA DE ERIC ROHMER
Em janeiro deste ano, morreu, aos 89 anos, uma das estrelas da nouvelle vague, o cineasta francês Eric Rohmer, cujo verdadeiro nome é Jean-Marie Maurice Schérer . Rohmer foi contemporâneo de Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Rivette e Claude Chabrol na revista “Cahiers du Cinéma”, da qual foi crítico e editor. Neste mês de maio, o Cineclube Cultura faz uma homenagem a Eric Rohmer, exibindo pela primeira vez, uma parte significativa do seu importante legado cinematográfico.
Dia 08 - sábado
Minha noite com ela
(Ma nuit chez Maud, França, 1969)
Direção de Eric Rohmer
Com Jean-Louis Trintignant, Françoise Fabian, Anne Dubot, Guy Léger, Marie-Christine Barrault. 110 min, p/b.
Jean-Louis é um católico devoto que descobre sua parceira ideal, Françoise, durante uma missa. Ele se encontra com um velho amigo, Vidal, que o convida para conhecer sua namorada, a recém-divorciada Maud. Depois de passarem uma animada noite juntos, discutindo religião e filosofia, Vidal volta para casa, deixando Jean-Louis e Maud juntos. Terceiro filme da série contos morais. Foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e de melhor filme estrangeiro.
Dia 09 - domingo
A mulher do aviador
(La femme de l'aviateur, França, 1980)
Direção de Eric Rohmer
Com Philippe Marlaud, Marie Rivière, Anne-Laure Meury, Mathieu Carrière.
102 min, cor.
Certa manhã, François, um funcionário dos correios, resolve fazer uma visita-surpresa a sua namorada, Anne, mas vê um homem saindo do apartamento dela e volta para casa. Mais tarde, nesse mesmo dia, quando François pergunta quem era aquele homem, Anne não responde. Ele, na verdade, é um ex-namorado de Anne, um piloto de avião chamado Christian que veio se despedir, pois estava voltando definitivamente para sua mulher. Quando François encontra Christian caminhando na rua com outra mulher, resolve segui-los. No caminho, encontra Lucie, uma estudante de 15 anos de quem fica amigo. Juntos, resolvem decifrar o mistério. Primeiro filme da série Contos e provérbios.
Dia 14 - sexta-feira
O joelho de Claire
(Le genou de Claire, França, 1970)
Direção de Eric Rohmer
Com Jean-Claude Brialy, Aurora Cornu, Béatrice Romand, Laurence de Monaghan.
102 min, cor.
Jerome, um sofisticado diplomata, passa suas últimas férias de solteiro às margens do lago Annecy. Lá, encontra a escritora italiana Aurora, uma velha amiga que alugou um quarto na ampla casa de uma senhora e suas duas filhas adolescentes, Laura e Claire. Aurora chama a atenção de Jerome para o fato de que Laura está flertando com ele e encoraja um último namoro antes do casamento. Mas na verdade Jerome se interessa por Claire e desenvolve um desejo obsessivo de acariciar seu joelho. Quinto filme da série contos morais, vencedor da Concha de Ouro do Festival de San Sebastian e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
Dia 15 - sábado
Um casamento perfeito
(Le beau mariage, França, 1982)
Direção de Eric Rohmer
Com Béatrice Romand, André Dussollier, Arielle Dombasle, Féodor Atkine.
94 min, cor.
Sabine, uma estudante de artes de 25 anos, está tendo um relacionamento com um homem casado, Simon. Quando se dá conta de que Simon jamais vai deixar sua mulher, Sabine decide romper o romance e procurar um homem para se casar. Numa festa de casamento, sua amiga Clarisse a apresenta a um advogado mais velho, Edmond. Nesse mesmo instante, Sabine decide que Edmond será seu marido, mas ele vai embora antes mesmo que possam conversar direito. Obcecada com a idéia, Sabine passa a telefonar para Simon insistentemente, sem fazer idéia de que ele não está nem um pouco interessado em se casar. Segundo filme da série comédias e provérbios. Indicado ao prêmio César de melhor roteiro.
Dia 16 - domingo
Pauline na praia
(Pauline à la plage, França, 1983)
Direção de Eric Rohmer
Com Amanda Langlet, Arielle Dombasle, Pascal Greggory, Féodor Atkine.
90 min, cor.
Pauline tem 15 anos. Ela parte com sua prima mais velha, Marion, para a costa francesa do Atlântico, onde vão passar as férias de outono. Lá, Marion encontra um velho amigo, Pierre, que se sente muito atraído por ela. Mas Marion prefere ficar com o aventureiro Henri, apesar de saber que a relação não terá futuro. Enquanto isso, Pauline mantém um romance com o adolescente Sylvian. Quando Henri usa Sylvian para se livrar de uma encrenca que arrumou com Marion, acaba estragando o namoro de Pauline. Terceiro filme da série Comédias e Provérbios.Ganhou o prêmio de melhor diretor e o prêmio da crítica no Festival de Berlim.
Dia 22 - sábado
Noite de lua cheia
(Les nuits de la pleine lune, França, 1984)
Direção de Eric Rohmer
Com Pascale Ogier, Fabrice Luchini, Tchéky Karyo, Christian Vadim, Virginie Thévenet.
98 min, cor.
Louise, uma jovem que recentemente terminou seus estudos de artes, trabalha como estagiária numa firma de decoração de interiores. Ela mora com o namorado Rémi, num apartamento num subúrbio de Paris. Rémi quer se casar, mas Louise hesita, pois acredita que vai perder a liberdade. Ela começa, então, a passar parte do tempo em seu apartamento no centro de Paris, acreditando que sua atitude vai fortalecer a relação. Mas as coisas não saem como planejado. Entediada com o cotidiano solitário em Paris, ela passa a se encontrar com frequência com um amigo escritor, Otávio, ao mesmo tempo que flerta com um jovem músico, Bastien. Quarto filme da série Comédias e Provérbios. Recebeu cinco indicações ao prêmio César e venceu o prêmio de melhor atriz (para Pascale Ogier) no Festival de Veneza.
Dia 23 - domingo
Conto da primavera
(Conte de printemps, França, 1990)
Direção de Eric Rohmer
Com Anne Teyssedre, Hugues Quester, Florence Darel, Eloise Bennett.
73 min, cor.
Jeanne é uma professora de filosofia um tanto temperamental, mas de espírito aberto. Seu noivo está viajando e ela não quer ficar no apartamento dele. Como alugou seu próprio apartamento para um primo, ela termina aceitando o convite de Natasha, uma estudante de música que conheceu numa festa, para dormir na sua casa. Ela se instala no quarto de Igor, o pai de Natasha, que por sua vez passa todas as noites com a namorada. Natasha conta a Jeanne a história do sumiço de seu colar e da suspeita de que a namorada do pai o tenha roubado. Mais tarde, todos se encontram num jantar, na casa de campo de Igor, onde confusões serão desbaratadas e suspeitas, esclarecidas.
Dia 28 - sexta-feira
Conto de inverno
(Conte d'hiver, França, 1992)
Direção de Eric Rohmer
Com Charlotte Véry, Frédéric Van Den Driessche, Michel Voletti.
110 min, cor.
Durante as férias de verão, Felice e Charles mantiveram um romance passageiro, ainda que sério. Uma confusão com os endereços fez com que eles perdessem contato. Cinco anos depois, Felice está morando em Paris, com sua mãe e uma filha, uma lembrança daquele verão. É inverno, o Natal está próximo, e Felice se divide entre o relacionamento com o cabeleireiro Maxence e o intelectual Loic. Mas, na verdade, ela não consegue se comprometer
com nenhum dos dois, talvez porque a memória de Charles e a idéia do que poderia ter acontecido se não tivessem perdido contato ainda pairem acima de tudo. Vencedor do Prêmio da Crítica e do
Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim de 1992.
Dia 29 - sábado
Conto de verão
(Conte d'été, França, 1996)
Direção de Eric Rohmer
Com Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Aurelia Nolin, Gwenaëlle Simon.
109 min, cor.
O jovem Gaspard viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha, para encontrar Lena, a garota por quem está apaixonado. Pouco depois de sua chegada, ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperie de sua tia. Os dois ficam amigos e passam um longo tempo juntos. Conversando com Margot, Gaspard fala de Lena, mas hesita em contar toda a verdade sobre a natureza do seu relacionamento com ela. Talvez porque ele mesmo já não esteja tão convicto de seu amor.
Dia 30 - domingo
Conto de outono
(Conte d'automne, França, 1998)
Direção de Eric Rohmer
Com Marie Rivière, Béatrice Romand, Alain Libolt, Didier Sandre.
107 min, cor.
A viúva Magali, de 45 anos, é uma produtora de vinho no Sul da França. Isabelle, sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald, um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Etienne, um outro homem. Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza de 1998.
ENTRADA FRANCA
Horário: 20 horas
Local: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende (Pça. Clarimundo Carneiro, 204 - Bairro Fundinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário