terça-feira, 22 de junho de 2010

Dalvim divulga: I Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola

I. Apresentação

O I Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, promovido pelo NUCLI-FACIP/UFU, decorre de interações que vêm sendo realizadas no âmbito das licenciaturas da FACIP-UFU, bem como da participação de professores em eventos científicos da área educacional, a exemplo dos Encontros Sobre Investigação na Escola, realizados em outros Estados da Federação, e dos Encontros Iberoamericano de Coletivos e Redes de Maestros que Fazem Investigação e Inovação Desde sua Escola e Comunidade, realizados em vários países, como na Colômbia, Brasil, Venezuela. A importância do evento para a Educação pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos:

1. Colocar em evidencia/debate a perspectiva inovadora, ativa, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas;
2. Fomentar ações de professores que estejam direcionadas à escrita, análise, avaliação e inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial àquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente;
3. Socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas;
4. Avaliar e contrastar experiências pedagógicas alternativas de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores;
5. Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores;
6. Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.

II. Informações Gerais

1. Período e local

O I ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, promovido pelo NUCLI-FACIP/UFU, será realizado nos dias 04 a 06 de novembro de 2010, nas dependências da FACIP-UFU, em Ituiutaba/MG.

2. Condição de participação

Somente serão aceitas inscrições de participantes com submissão de trabalho (autor e co-autores), que compreenda investigação e/ou relato de experiência que tenha relação com processo educativo, em especial a sala de aula.

3. Público-alvo

Professores da Educação Básica e da Universidade e estudantes de graduação e pós-graduação, envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.

4. Linhas de trabalho

a) Experiências de inovação pedagógica e/ou curricular:

Ensino - aprendizagem - avaliação - metodologia - conteúdos – concepções dos estudantes - interdisciplinariedade - recursos tecnológicos - didáticas específicas - material curricular (didático) - experiências educativas alternativas sem currículo prescrito.

b) Formação docente:

Formação inicial - formação continuada - extensão - grupos de estudo - organizações não tradicionais - coletivos de professores - vivências de auto-formação - atividades não formais - reflexão sobre a própria prática.

5. Formato dos trabalhos

A elaboração dos trabalhos deve contemplar:

1. Titulo do trabalho em caixa alta, negrito, centralizado, fonte 12
2. E-mail do primeiro autor, um “enter” abaixo do título.
3. Nome(s) do autor (res).
4. Resumo ou síntese integradora (contendo de 80 a 150 palavras)
5. Contexto do relato – onde foi realizada a experiência, participantes.
6. Detalhamento das atividades – como a atividade foi realizada.
7. Análise e discussão do relato – colocar em evidência os resultados (positivos e/ou negativos) que a realização da experiência proporcionou; o que se aprendeu com ela; o que a experiência ensinou.
8. Considerações – Que implicações essa experiência trouxe para o meu que-fazer; o que outros podem aproveitar deste relato, ...

O trabalho desempenhará um importante papel no processo de discussão dos grupos, servindo para integrar as discussões e encaminhar as produções dos grupos de discussão. Não se trata de um texto do tipo tradicional, mas uma elaboração escrita que integre as principais aprendizagens da vivência ou pesquisa.

Os relatos devem ter de 5 a 7 páginas, formato .doc ou .rtf, letra fonte 12, Times New Roman. Espaço 1,5 entre linhas.

Obs: a análise dos trabalhos para fins de aceite da inscrição irá considerar os critérios indicados acima.

III. Inscrições

1.
Condição de participação

Para fazer a inscrição e participar do evento é exigida submissão de trabalho (ou a participação como co-autor num trabalho inscrito), que compreenda investigação e/ou relato de experiência e que tenha relação com a prática pedagógica.

O primeiro autor deverá informar o seu e-mail e será o responsável pela apresentação/discussão do trabalho no grupo, uma vez que não terá momento específico de apresentação, mas sim de apresentação/discussão de forma coletiva. Sendo assim, caso o primeiro autor não puder, um co-autor poderá fazê-lo, desde que participe integralmente da sessão que seu trabalho estiver inscrito.

2. Período das inscrições:

De 01 de agosto a 20 de setembro de 2010.

3. Valor das inscrições:

Não será cobrada taxa de inscrição.

4. Submissão do trabalho

O trabalho deve ser anexado, no ato da inscrição on line, diretamente no site do evento (www.facip.ufu.br/formacao) que estará disponibilizado no período da inscrição.

Cada participante poderá ser primeiro autor (responsável pela discussão do trabalho no grupo) de somente um trabalho, podendo ser co-autor de outros trabalhos.

Havendo mais de um autor por trabalho, sugere-se que somente o primeiro autor faça a submissão do trabalho, ao fazer sua inscrição no site do evento, cabendo aos demais autores apenas a inscrição no evento, também pela internet (para evitar que o mesmo trabalho seja inscrito mais de uma vez).

A inscrição será confirmada, via e-mail, ao primeiro autor do trabalho.

IV. Observações importantes

* Não será permitida a inscrição no dia do encontro;
* Será necessária a inscrição individual de cada autor (que for participar do evento), em especial o indicado como primeiro autor/responsável pela apresentação/discussão do trabalho no grupo. Inscrever o trabalho não significa que todos os autores estão inscritos no evento.
* Os participantes devem estar presentes apenas no seu grupo de discussão durante todo o período de apresentação/debate dos trabalhos;
* Não serão disponibilizados recursos de multimídia para apresentação dos trabalhos, uma vez que a dinâmica do evento tem a dialogicidade como principal “ferramenta” de comunicação.

Apoio:

FACIP (FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL) - UFU

PROEX (PROGRAMA DE EXTENSAO UNIVERSITARIA) – MEC/SESU

PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) -UFU/CAPES

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