quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DCE/UFU promove assembleia estudantil

Hoje, 03 de dezembro, às 17h, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia realizou uma assembleia estudantil no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica com alunos da UFU, representantes de C.A.s e D.A.s da Instituição e membros do DCE. A proibição da venda de bebidas alcoólicas na Universidade foi o tema principal do encontro.

Ricardo Takayuki, membro do DCE e aluno do curso de Ciências Sociais, colocou em discussão a terceirização do Restaurante Universitário, a venda de bebidas alcoólicas e a Moradia Estudantil. Segundo ele, o DCE conseguiu uma vitória em relação à luta que os alunos da UFU vêm enfrentando há vários anos para conseguir a Moradia. “Membros do DCE visitaram moradias estudantis, de várias universidades, que são referências no Brasil. A partir daí, o desenvolvimento do projeto da Moradia Estudantil, que será construída no bairro Tibery, poderá ser concretizado”, diz.

Com relação à terceirização do R.U., foi exposto aos alunos a possibilidade de haver a privatização do espaço. O processo de licitação, segundo Takayuki, poderá ser feito durante as férias, período em que poucos estudantes estarão na Universidade. Apesar disso, ele disse que o DCE tentará entrar em acordo com a administração superior da UFU, com o objetivo de adiar a terceirização. Além disso, o DCE mostrou aos presentes que há um projeto de construção do R.U. no antigo pátio da Polícia Civil, próximo ao Campus Umuarama, o qual possuirá três andares: um para o chamado “bandejão”, um para o self-service e o último para o serviço à la carte.

No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, Marília Freitas Lima, aluna do curso de Direito e membro do DCE, ressaltou o processo de discussão sobre o assunto, que vem acontecendo desde outubro deste ano. Ela coloca que os membros da administração superior da UFU pré-julgam que o uso de álcool estimula o uso de substâncias ilícitas, e que os participantes das festas e eventos dentro do ambiente universitário são “culpados” pela depredação da UFU. “A proibição de bebidas alcoólicas, devido ao excesso, é uma imposição feita pela Instituição”, destaca.

Na assembleia, foram pontuados vários argumentos que refutam o discurso da administração superior no que tange à venda de bebidas alcoólicas na UFU. A divulgação da cultura, a aproximação com o público externo, a garantia do espaço público para eventos, bem como a venda de álcool como atrativo para as festas, foram situações que entraram em pauta no encontro. A quantidade de conselheiros representantes dos alunos nas reuniões dos conselhos da UFU também foi assunto da assembleia, visto que a quantidade de docentes nos encontros é bem maior.

Em reunião do Condas (Conselhos dos D.A.s e C.A.s da UFU) realizada na semana passada, os alunos que participaram das discussões decidiram que deveria ser mandada uma carta ao Conselho Diretor (Condir) ressaltando as demandas dos alunos com relação à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas.

Haverá uma reunião do Condir amanhã (4), a partir das 14h, no prédio da Reitoria (Campus Santa Mônica), onde membros do DCE e alunos da UFU farão uma manifestação em prol da revogação da medida que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário